III Corrida e Caminhada dos Trabalhadores

III Corrida e Caminhada dos Trabalhadores mobiliza amantes da prática esportiva

A Corrida e Caminhada dos Trabalhadores é um evento para toda Família. Venha caminhar conosco e curtir um pouco mais deste dia repleto de prazer e bem-estar.

Organizadores destacam alcance social do evento

Veja as fotos da corrida

Assista a reportagem sobre a Corrida e Caminhada dos Trabalhadores no programa Agenda Minas:

CONTAGEM/MG – A terceira edição da Corrida e Caminhada dos Trabalhadores reafirmou o acerto da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Contagem (Sintracc) de motivar a categoria para as vantagens da prática esportiva, mas também abrir o evento para a participação de atletas e público em geral.

Novamente, os organizadores escolheram um ponto central para a instalação do evento. O Sambódromo de Contagem está localizado na Avenida Francisco Formo de Mattos, nas proximidades do Mercado Central da cidade e do Bairro Eldorado. O movimento, que começou às 7h, trouxe pessoas de todas as idades, que ocuparam a concentração até às 7h55, hora em que o prefeito Carlin Moura anunciou a largada.

Atletas, profissionais e amadores percorreram 5 km e 10km, na corrida, e 3 km, na caminhada, em percurso restrito à Avenida Francisco Firmo de Matos. Os primeiros colocados de cada modalidade receberam troféus e premiação em dinheiro.

Sintracc já pensa na próxima edição do evento

Incluído no calendário oficial de Contagem, “o evento estimula a interação, troca de experiências e promove encontros”, como disse Ronaldo Gualberto, presidente do Sintracc, que é corredor praticante. Satisfeito com a afirmação da III Corrida e Caminhada, o sindicalista confirmou a realização da quarta edição, que tem a marca da parceria com a Guana Trainer, Arena Eventos e M9 Esportes. Gualberto recepcionou o prefeito Carlin Moura, um dos maiores parceiros da promoção do Sintracc.

Na foto, Ronaldo Gualberto aparece ao lado de Raquel Carvalho de Oliveira, a auxiliar de loja que venceu a categoria 10 km para Comerciários. Ano passado, a comerciária venceu a categoria de 5 km. “A gente, que trabalha no comércio, sabe que tudo é difícil, mas um evento como esse serve de incentivo para praticar o esporte”, afirmou a bi-campeã da categoria Comerciários/Feminino.

Sucesso, apesar da mudança de locais

A primeira edição da Corrida e Caminhada do Sintracc foi realizada em 26 de janeiro de 2014, a partir do estacionamento do Complexo do ItaúPower Center. O número de 568 inscritos foi considerado expressivo, pelo fato de o evento ainda ser desconhecido pelo público, inclusive o trajeto, inédito para os praticantes.

Em razão de obras na região da Cidade Industrial, o local da II Corrida e Caminhada dos Trabalhadores foi transferido para o Bairro Cabral, na Praça do Sol, com percurso pela Av. Severino Ballesteros Rodrigues, o que agradou aos corredores, que aprovaram o novo trajeto.

Praticantes reconhecem valor do evento para o esporte

Josiane Aparecida de Lima, 24 anos de idade, e auxiliar administrativa celebrou o terceiro lugar na primeira corrida em que participa, definindo o momento como “sensação inexplicável” e recomendando a participação em eventos dessa natureza. Aluna da faculdade de Educação Física, a corredora relatou o processo que a fez perder 24 quilos e vencer o sedentarismo:

“A atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis fizeram de mim outra pessoa, pois é o corpo é o mais precioso e merece todos os cuidados, para chegarmos aos 80, no mesmo pique”, assinalou Josiane.

A técnica de laboratório de 28 anos, Fidelande Xavier Oliveira, que participou da corrida pela primeira vez e conquistou o terceiro lugar nos 10 km, considerou boa a prova, mas acredita que o percurso deva ser melhorado, oferecendo mais segurança. Para ela, o evento motiva os corredores e incentiva a prática de esportes.

Maira Cunha Silva, de 33 anos de idade, é funcionária pública e definiu como emocionante a experiência de participar pela primeira vez de um evento esportivo daquele porte. Ela diz que sempre quis participar, mas nunca tinha coragem para se inscrever. A partir da inscrição, elea começou a treinar. Correu 5 km e disse ter valido a pena e já garantiu presença no ano de 2017.

Almir Antônio da Silva, conferente e diretor do Sintracc, acompanha a evolução do evento, desde a primeira edição, também na condição de atleta, o que pode ser notado após ele cruzar a linha de chegada. Ele acredita que o sindicato está atraindo as pessoas para a prática de bons hábitos e ajudando a resguardar a saúde.

PARA ALÉM DA REIVINDICAÇÃO

Dimas Labonier, um aposentado de 58 anos de idade que acompanha a trajetória do Sintracc, desde a fundação, em 1988, reconhece o valor do sindicato para os trabalhadores e aplaude o evento, que é um presente para a cidade.

“O Sintracc está indo além da reivindicação salarial e dá provas de que é preciso exercitar o convício social”, disse Labonier, para quem as pessoas que compareceram ganharam mais saúde. Ele participou das três corridas do Sintracc e correu 10 km na terceira.

Grupo de corredores de um sindicato participa da III Corrida

Carlos Cassiano, secretário-geral do Sindicato dos Químicos, Plásticos e Farmacêuticos de Belo Horizonte e Região (SindLuta) e presidente da Federação Mineira dos Químicos, Plásticos, Farmacêuticos e Trabalhadores nas Indústrias de Fertilizantes (Femquifert), lidera os Runners SindLuta, grupo que existe há cinco anos e já participa pela segunda vez da III Corrida e Caminhada dos Trabalhadores. Os integrantes do Runners SindLuta revezam presenças em eventos e tem incorporado novos componentes.

O sindicalista exaltou a realização do evento, na medida em que estimula a prática de esportes e desperta o espírito esportivo, como ocorreu na origem da criação do grupo, quando ele começo a correr e percebeu que a vontade de praticar esporte estava presente em pessoas com quem convivia. Para Cassiano, “correr é ter saúde e praticar esporte é estar de bem com a vida”.

Uma campeã no circuito comerciário

O apelo da III Corrida e Caminhada é notado na presença de corredores do nível de Larissa Marcelle Moreira Quintão, de Itabira, atleta da HF Treinamento Esportivo, primeira colocada na modalidade 10 Km/Feminino. Com 29 anos de idade, Larissa corre desde os cinco e foi vencedora nas três edições do evento. Nas duas primeiras edições, disputou os 5 km e foi a primeira colocada. Agora, correu 10 km e ficou em primeiro, novamente.

A campeã considera válidas tais competições e sempre pede a presença da família nas competições. Ela é professora e arruma tempo para treinar, correr e lecionar. “Vale muito a pena!”, exclama a corredora vitoriosa.

Almir Antônio da Silva, diretor do Sintracc, falou com a reportagem no espaço seguinte à linha de chegada e manifestou a satisfação de ter participado das três realizações. Ele elogiou o sindicato por motivar as pessoas a adotar bons hábitos e acredita que o evento veio para ficar.

Prefeito de Contagem dá a largada da corrida

Entre tanta gente que prestigiou a promoção do Sintracc, Carlin Moura, prefeito de Contagem, foi convidado para anunciar a largada dos corredores. Carlin parabenizou o Sintracc está por optar pela realização de um evento estimulante para a prática de esportes.

MOBILIDADE URBANA – A Trincheira do Itaú, no entroncamento das avenidas General David Sarnoff e Babita Camargos, foi inaugurada em 19/08, dias antes do evento esportivo dos Comerciários, mas foi incluída no percurso oficial da corrida. A obra fica no Bairro Cidade Industrial e promete melhorar o trânsito da região. Confirme a Prefeitura de Contagem, passam pelo local 70 mil veículos por dia, sendo 7 mil apenas no horário de pico, entre 18h e 19h. É o local com maior fluxo de trânsito no perímetro urbano de Contagem e o investimento na obra, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Contagem, foi de R$ 28 milhões. A construção teve início em março de 2015.

Os vencedores da III Corrida e Caminhada dos Trabalhadores

10 km/Masculino

1º LUGAR – Ivanildo Pereira dos Anjos

2º LUGAR – Glanisson Gilbert

3º LUGAR – João Marcos Fonseca

 

10 km/Feminino

1º LUGAR – Larissa Marcelle Moreira Quintão

2º LUGAR – Erika Maria Vieira

3º LUGAR – Fidelande Xavier de Oliveira

 

5 km/Masculino

1º LUGAR – Albertino Silva da Luz

2º LUGAR – Fábio Cardoso Pereira

3º LUGAR – Wendell Daniel Nunes

 

5 km/Feminino

1º LUGAR – Cintya Tais de Pinho

2º LUGAR – Roseli Viana Elias

3º LUGAR – Aline Pimenta Martins

 

10 km/Comerciário/Masculino

1º LUGAR – Egnaldo Elias Campos

2º LUGAR – Sander Luiz Santos

3º LUGAR – Salton Ribeiro de Souza

 

10 km/Comerciário/Feminino

1º LUGAR – Raquel Carvalho de Oliveira

2º LUGAR – Ana Cristina Rodrigues Gonçalves

 

5 km/Comerciário/Masculino

1º LUGAR – José Geraldo Campos Silva

2º LUGAR – Fárley dos Santos Martins Freitas

3º LUGAR – Henrique Maciel Chaves

 

5 km/Comerciário/Feminino

1º LUGAR – Aline Márcia Teixeira

2º LUGAR – Karen Parecida de Oliveira

3º LUGAR – Ludmila Magda de Souza

 

Click para ir à página oficial da corrida